Alphaville/Tamboré

Dupla de templos budistas em Cotia recebe milhares de visitantes aos fins de semana

Cercada por áreas verdes e próxima a São Paulo, Cotia tem duas opções de refúgios budistas. Separados por cerca de quatro quilômetros, os templos Zu Lai e Odsal Ling são um oásis para quem busca relaxar e meditar.

Os dois locais seguem escolas diferentes do budismo -o Zu Lai é chinês, enquanto o Odsal Ling é tibetano- mas ambos estão abertos para receber os visitantes.

Fundado em 2003, o Zu Lai é o maior da América do Sul, com mais de 10 mil metros quadrados em uma área total de 150 mil metros quadrados.

Nos finais de semana, quando está aberto à visitação, recebe de 2 a 4 mil pessoas.

Predominam no templo cores como o branco, o vermelho e o dourado. No local há sala de meditação, auditório com 300 lugares, cafeteria, restaurante vegetariano, playground, museu e estacionamento para 2.000 carros.

Existem atividades gratuitas, como cerimônias e palestras, e programações em datas especiais -neste domingo (12) haverá comemoração de festa junina.

Aos domingos -exceto em datas festivas- é possível pegar um ônibus fretado que sai às 8h30 da Liberdade, no centro de São Paulo, ao custo de R$ 15. O retorno é às 16h.

"Vem visitantes de várias religiões, acaba sendo uma conversa muito rica, pois há uma troca de experiências", diz o publicitárioLuís Antônio, 43, discípulo e voluntário há dois anos e meio no templo Zu Lai.

Segundo o economista coreano Paulo Lee, 47, também voluntário, a tolerância religiosa no Brasil facilita a presença dos templos. "Os brasileiros aceitam muito bem o budismo, o país está bem na frente em relação a outros países mais conservadores."

No Odsal Ling, as visitas também são gratuitas e abertas ao público no fim de semana. Há atividades como palestras e práticas de meditação. Já os retiros e ciclos de ensinamentos são pagos.

O templo tem cores vibrantes, que podem ser vistas de longe e se distribuem pelo terreno de 15 mil metros quadrados-elas representam os cinco elementos que formam o mundo material ( água, fogo, terra, madeira e metal).

Bandeiras vermelhas hasteadas recepcionam os cerca de 100 a 300 visitantes por final de semana. Antes da fundação, em 2008, o terreno era um campo de futebol.

O local conta ainda com um refeitório voltado para quem vai passar o final de semana hospedado e quartos para discípulos que decidem fazer o programa de residência, que demora de seis meses a um ano.

*

Zu Lai
quando ter. a sex., das 12H às 17h. Sáb., dom. e feriados, das 9h30 às 17h
onde r. Fernando Nobre, 1461
contato (11) 3500-3600

Odsal Ling
quando sáb., dom. e feriados, das 10h às 16h.
onde r. dos Agrimensores, 1461
contato (11) 4703-4099

Bairros da Série