Interior/Litoral

Conheça as histórias de quem trocou a praia pelo interior ou optou pelo caminho inverso

Raquel Cunha/Folhapress
Gabriel Moreira, 30, trocou o interior paulista por Ilhabela
Gabriel Moreira, 30, trocou o interior paulista por Ilhabela

Enquanto aqueles que escolhem uma casa na praia são mais chegados a agitação e aventuras, os que preferem um imóvel no interior estão em busca de sossego.

A explicação é de Roberto Avante, diretor de desenvolvimento da imobiliária Fernandez Mera. "Quem procura o litoral curte sair com lancha, moto aquática, praticar atividades náuticas. Quem escolhe o campo quer mais tranquilidade, ouvir o canto dos pássaros, menos agitação."

A empresária Ana Maria Gil, 44, de São Paulo, vendeu há três meses sua casa de veraneio em Camburi, no litoral norte, após 14 anos. Ela e o marido, porém, não abriram mão de um lugar para curtir os fins de semana com os filhos, de 6 e 10 anos.

Decidiram comprar um terreno de 1.500 metros quadrados em um condomínio entre as cidades de Itu e Porto Feliz, na região metropolitana de Sorocaba (a 99 km da capital).

Para Ana, o local oferece muitas vantagens, como um clima mais estável e uma menor distância em relação a sua casa. Além disso, conta que o condomínio tem diferentes opções de lazer, como uma hípica e um lago onde poderá praticar stand-up paddle e caiaque.

Apesar de ser apaixonada pelo mar, diz que estava muito incomodada com a falta de ordem e a insegurança.

"Não há regras na praia. É cachorro fora da coleira, música alta. As pessoas agem como se fosse um espaço pessoal, mas não é. Além disso, há muitos roubos no litoral e arrastões nas rodovias durante a alta temporada", diz.

O trânsito que enfrentava de São Paulo a Camburi nos fins de semana também pesou na hora de tomar decisão. Segundo ela, eram duas horas e meia até o destino, a cerca de 170 km de sua casa.
A falta de segurança levou a terapeuta holística Cristiane Fratini, 44, a trocar o Guarujá, na Baixada Santista, por Socorro, a 134 km da capital.

Casada e mãe de três filhos, ela já tinha um laço afetivo com a cidade, onde viveu até os 17 anos (quando se mudou para São Paulo). Mas relutava em voltar para lá, pois achava que não havia muitos atrativos naquele lugar com cerca de 40 mil habitantes. Decidiu, no entanto, que valia a pena arriscar.

"Achei que fosse estranhar, mas estou superbem. Embora seja uma cidade pequena, tem uma boa estrutura de escolas, que têm uma preocupação de contato com a natureza", afirma, ressaltando que o custo de vida é menor do que em Guarujá.

A casa da terapeuta tem cerca de 300 m², com quintal e piscina. Apesar de gostar do mar, diz que não sente falta do imóvel em Guarujá. "Casa com quintal é diferente, dá uma privacidade maior", diz.

O chefe de operações no litoral e interior da imobiliária Lopes, Paulo Pinheiro, destaca que o paulistano, que vive em meio a uma selva de pedra, encontra no campo a possibilidade de realizar o sonho de ter uma casa.

"A cidade de São Paulo é muito vertical. As casas são raras e o valor de compra delas é mais alto", afirma. "A possibilidade de ter uma surge nos loteamentos em outros lugares. Mas tem que ter quintal, piscina, espaço para cachorro... Tudo o que não se encontra aqui."

O analista de sistemas Gabriel Moreira, 30, decidiu fazer o caminho inverso de Cristiane: trocou Caçapava, a 116 km de São Paulo, por Ilhabela, no litoral norte, onde agora é dono de um albergue.

A decisão foi tomada durante um mochilão que ele fez pelo Brasil, pouco depois de ser demitido do banco em que trabalhava na capital, onde morou por seis anos.

"Não me sentia bem com o que fazia, estava desmotivado. Queria mudar de ambiente, estar mais em contato com a natureza, novas pessoas e culturas diferentes", conta.

Assim que foi demitido, retornou para a casa dos pais, em Caçapava. Para Gabriel, a mudança do interior para o litoral foi a decisão certa. Ele conta que Caçapava oferecia poucas opções de lazer e entretenimento –shopping e eventos culturais ficavam em cidades próximas.

Apesar de Ilhabela não ter uma grande variedade de opções culturais, no entanto, diz que há outros atrativos.

EXPANSÃO HORIZONTAL - As dez cidades com o maior número de novos loteamentos no interior de São Paulo*

Bairros da Série