Osasco/ABCD/Guarulhos

Grupo convida moradores a dançar em São Bernardo do Campo

O grupo de danças Projeto CO, coordenado pela bailarina e coreógrafa Paula Petreca, está convidando a população de São Bernardo do Campo, na região da Grande São Paulo, a sair dançando pelas ruas da cidade.

Os passeios dançados fazem parte da pesquisa do grupo para a criação de dois espetáculos, que devem estrear em junho em São Bernardo e circular pelo Grande ABC.

Desde sua fundação, em 2012, a companhia vem realizando intervenções nos espaços urbanos do município, mas essa será a primeira vez que os habitantes serão convidados a ter uma participação mais ativa.

A proposta é levar os interessados (que não precisam saber dançar) a redescobrir a cidade por meio de pequenas danças e estímulos sensoriais, como tocar objetos e ouvir o som ao redor.

Os passeios dançados seguirão um trajeto histórico, partindo da zona central de São Bernardo.

"Durante as pesquisas históricas do projeto, descobrimos que, na principal rua da cidade, há réplicas dos marcos de pedra do antigo Caminho do Mar, que ligava Santos ao ABC", diz Petreca.

No primeiro roteiro, que será realizado nos dias 19/3 e 20/3, os bailarinos conduzirão os participantes pela rua Marechal Deodoro, principal via de comércio da cidade, com paradas em três praças.

Em cada praça serão realizadas diferentes atividades. Na primeira, serão contadas histórias para ativar as memórias dos habitantes. Na segunda, os bailarinos apresentarão uma dança, e, na terceira, todos os participantes farão um baile e relembrarão narrativas sobre a história de Sâo Bernardo.

"A ideia é mesclar passado e presente, dando voz e corpo à história da cidade", afirma Petreca.

O segundo roteiro, marcado para o primeiro fim de semana de abril, percorrerá a rua Marechal Deodoro em busca dos marcos históricos do Caminho do Mar.

Os passeios duram de duas a três horas, e um lanche será servido durante o trajeto. Os interessados em participar devem se inscrever por e-mail (projetoco@gmail.com). Não é preciso pagar nada, mas há um limite de 20 pessoas por passeio.

*

PASSEIOS DANÇADOS

Roteiro 1 - Passeio das praças
Quando: sábado, 19/3, às 15h, e dom., 20/3, às 10h
Onde: saída na praça Santa Filomena, São Bernardo do Campo

Roteiro 2 - Passeio das pedras
Quando: sáb., 2/4, às 15h, e dom., 3/4, às 10h
Onde: saída na rua Marechal Deodoro, 515, São Bernardo

Inscrições até 15/3, por e-mail: projetoco@gmail.com

Bairros da Série