Com perfil familiar, Santana aposta em imóveis grandes
Raquel Cunha/Folhapress | ||
Piscina do empreendimento Áureo Santana |
Referência na zona norte, Santana se consolidou como uma região familiar, e isso se reflete na oferta de apartamentos no bairro -quase a metade dos lançamentos é de três ou quatro dormitórios.
São unidades de médio alto e alto padrão com custo médio do metro quadro de R$ 9.048, segundo dados da consultoria Geoimovel.
O ponto de partida do desenvolvimento do bairro foi a chegada do metrô a região, em meados dos anos 1970. A partir daí, o mercado imobiliário cresceu em volta das estações e das principais vias, como a avenida Brás Leme.
De acordo com o economista-chefe do Secovi (sindicato do setor imobiliário), Celso Petrucci, a infraestrutura do local chamou a atenção de famílias de outros bairros da zona norte, consolidando a região como o sonho de consumo desse público.
O resultado foi um preço alto em comparação a bairros próximos, como Casa Verde e Vila Maria. Nestes, o metro quadrado fica em torno de de R$ 6.000, cerca de 30% a menos do que em Santana.
"Além de ser um bairro muito familiar, Santana é próximo ao centro, arborizado, e tem linha de metrô ampla rede de serviços", afirma Eduardo Schaeffer, CEO do Zap.
LIGAÇÃO EMOCIONAL
O perfil familiar de Santana acabou sendo usado pelo mercado para atrair moradores."Observamos um efeito 'gravitacional', ou seja, a residência dos novos compradores sempre tem uma relação com a residência da família", diz Lucas Araújo, coordenador de marketing da Trisul. "Dessa forma, moldamos os produtos para compradores de uso próprio e não para investidores", completa.
O administrador Sidney Bezerra Leme, 42, morava com a mãe em Santana e, ao se casar há quatro anos, não quis deixar a região.
A solução foi comprar um imóvel de quatro dormitórios, próximo a casa d mãe matriarca. "Toda minha família e história de vida estão aqui. Não pretendo deixar Santana, porque tenho conforto para fazer o que eu gosto, como pedalar na ciclovia", diz ele.
AR PURO
Apesar de uma retração no número de lançamentos em 2015, Santana segue com o mercado aquecido. Exemplo disso é o Salete Residence Club, da Urban Incorporações, lançado em 2012.
O empreendimento fica próximo ao metrô e oferece apartamentos com com três suítes, três vagas de garagens, piscina, churrasqueira, salões de recepção e cinema -o metro quadrado sai por R$ 7.500.
Para Heitor Pinto Filho, diretor da empresa responsável pelo condomínio, as áreas verdes são outra vantagem da região. "A qualidade do ar, por exemplo, é melhor, por causa da Serra da Cantareira. Ela também colabora para a criação de limites naturais, que dificultam a expansão desordenada", afirma.