Santana/Casa Verde

Nos parques da Cantareira e do Jaraguá, trilhas levam para a mata

Bruno Poletti/Folhapress
Mirante no Pico do Jaraguá, no parque estadual do Jaraguá, zona norte de São Paulo
Mirante no Pico do Jaraguá, no parque estadual do Jaraguá, zona norte de São Paulo

Trilhas, cachoeiras, animais silvestres e 8.392 hectares de mata atlântica formam florestas urbanas que dão ao visitante dos parques estaduais da Cantareira e do Jaraguá a sensação de não estar em São Paulo. A zona norte concentra, ainda, outros 15 parques municipais.

O Cantareira, a 14 quilômetros do centro, é uma das maiores florestas urbanas do mundo e se divide em quatro núcleos: Engordador, Pedra Grande, Águas Claras e Cabuçu (em Guarulhos). Eles abrigam 678 espécies vegetais.

A professora de biologia Regina Bellussi, 53, frequenta a floresta há 15 anos. "O parque tem boa infraestrutura e monitoria. Como tem foco na preservação, desenvolve a consciência ambiental", diz ela, que leva seus alunos de ensino médio para ter aulas práticas no espaço.

O Cantareira também tem 12 opções de trilhas em seus núcleos. Os percursos podem ser feitos nos fins de semana ou em feriados, quando o parque é aberto ao público.

No Engordador, são três: a do Macucó, de nível fácil, a de moutain bike (fechada para reforma), e a da cachoeira.
No caminho desta última, de nível médio e três quilômetros de extensão, há três cachoeiras: Véu, Engordador e Tombo, onde o turista pode se banhar.

No núcleo, vivem primatas como saguis, macacos-prego, sauás e bugios. Também há bichos-preguiça, jaguatiricas, onças-pardas, tucanos-de-bico-verde, gaviões. O total estimado de espécies é de 866.

Segundo a bióloga e coordenadora do parque Marcela Ahlf, 38, os visitantes podem ficar tranquilos. "Os felinos dificilmente aparecem com presença humana." Já os pássaros e os primatas podem ser avistados com facilidade.

Há duas áreas para piqueniques –o parque não tem lanchonetes.

OURO

Mais concorrido, o parque estadual do Jaraguá, no bairro de mesmo nome, está a

28 quilômetros do parque da Cantareira e a 26 quilômetros do centro. O local, que recebe 10 mil pessoas por final de semana, teve as primeiras explorações de ouro no Brasil.

Três trilhas, que exigem níveis diferentes de preparação física, podem ser realizadas.

O corretor Natan Lopes, 25, frequenta o parque desde a infância. Após começar a andar de bicicleta, optou por encarar a pesada trilha do Pai Zé. "Já consigo subir 90% pedalando. Para vir, tem que ter ânimo", diz Lopes, que vive a 10 quilômetros do local.

Com serviço de manutenção e segurança diários, o parque é equipado com playground, quadra esportiva, pista de skate, quiosques e churrasqueiras.

"Para quem gosta de fazer caminhada e correr, esse é o lugar", diz a recepcionista Liliane Santos, 26. "Trago as crianças para brincar no meio da semana, quando está mais vazio", diz ela, que há oito anos mora perto do parque.

O Jaraguá tem 492 hectares, cerca de 5% deles abertos ao público. "Por ser de proteção integral, a maior parte está destinada a fiscalização, conservação e pesquisa", diz Gustavo Lopes, biólogo e gestor do parque.

Para Silvio Macedo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é importante conservar os parques, mas o acesso ainda é muito restrito frente ao que poderia ser oferecido. "O diferencial desses parques da zona norte é o contato direto com a natureza, a possibilidade de ver animais. São florestas incríveis, mas pouco acessíveis à população."

Segundo Macedo, a qualidade de vida atrai novos moradores e construtoras. "É um chamariz de venda e um elemento de valorização em qualquer parte do mundo."

MAIS VERDE

Três vezes por semana a rotina de brincadeiras de Larissa, 3, é ao ar livre, no parque estadual Alberto Löfgren, o Horto Florestal. A companhia da menina é a avó Sandra Ferreira de Sousa, 57, que frequenta o parque há dez anos.

"Morar aqui perto e respirar esse ar são benefícios para ela e a família toda", conta Sandra, que destaca a segurança no passeio.

O Horto mantém extensas áreas de mata atlântica e é referência para descanso e prática de esportes na zona norte. O segurança Wilson dos Santos, 46, faz ali suas corridas e caminhadas diárias há 26 anos. "Eu não trocaria esse lugar por nenhum outro."

*

OS PARQUES DA ZONA NORTE

PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
Núcleo do Engordador
ONDE av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100; sáb., dom. e feriados, das 8h às 17h (bilheteria até 15h)

Núcleo da Pedra Grande
ONDE r. do Horto, 1.799; sáb., dom. e feriados, das 8h às 15h

Núcleo Águas Claras
ONDE av. Sen. José Ermírio de Moraes, s/nº); sáb., dom. e feriados, das 8h30 às 17h (bilheteria até 15h)
QUANTO R$ 13; idosos e crianças de até 12 anos não pagam

PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ
ONDE r. Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza
QUANDO dom., seg. e feriados, das 7h às 17h
QUANTO grátis

PARQUE ESTADUAL ALBERTO LÖFGREN (HORTO FLORESTAL)
ONDE r. do Horto, 931, Horto Florestal (entrada principal)
QUANDO dom., seg. e feriados, das 6h às 18h
QUANTO grátis

Bairros da Série