Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Centro

Análise: Ocupação de área central é tendência nas metrópoles

Para muitos paulistanos, bem como para habitantes de outras grandes cidades do planeta, a metrópole não é somente um lugar infernal de exposição a riscos, violências e degradações urbanas. É também o lugar dos recursos e das oportunidades.

Junto com a condição socioeconômica, a localização da moradia é um dos principais fatores que possibilitam a vivência de uma relação mais positiva com a metrópole. Daí a busca por áreas mais centrais onde se pode fazer quase tudo a pé.

Em minha tese de doutorado, que defendi recentemente na Unicamp (Universidade de Campinas), verifiquei que a maior parte dos apartamentos de São Paulo está no centro antigo e expandido. Entre 2000 e 2010, houve um aumento de 64% no número de apartamentos ocupados só por uma pessoa na região.

Os moradores desses imóveis unipessoais representavam 59% dos habitantes de apartamentos da região. Parte dessas residências com apenas um morador era ocupada por mulheres idosas e parte por adultos jovens, interessados em morar nos locais que possibilitam acesso melhor aos benefícios e oportunidades da vida urbana.

Creio que essa é uma das explicações para a inversão demográfica registrada nos bairros mais centrais de São Paulo, onde se encontram as melhores estruturas de oportunidades da vida urbana.

KAZUO NAKANO é arquiteto e urbanista, doutor em demografia pela Unicamp, e professor da Fundação Getulio Vargas

Bairros da Série