Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Perdizes/Sumaré

Chico César faz aula de pilates e visita loja de LPs no bairro do Sumaré

Veja imagens

O bairro do Sumaré é o foco deste primeiro episódio da websérie "Volta na Quadra", protagonizado pelo cantor Chico César. O vídeo faz parte do especial "Morar", que, nesta edição, destaca novas oportunidades de moradia à venda na zona oeste de São Paulo.

FAMOSOS CONTAM COMO É VIVER NA ZONA OESTE

CHUCK HIPOLITHO, 37
MÚSICO

Greg Salibian/Folhapress
O músico Chuck Hipolitho
O músico Chuck Hipolitho

O músico Chuck Hipolitho nasceu em Pirassununga, a cerca de 210 km de SP, e foi morar na capital em 1998. Antes de Perdizes, ele viveu em Higienópolis, Vila Madalena, Consolação e Pinheiros.

"Morar aqui [Perdizes] não foi uma escolha consciente, foi uma escolha conveniente. O trabalho na MTV e os ensaios com a minha antiga banda aconteciam ali", diz.

Os barzinhos e botecos que misturam o estilo festeiro da Vila Madalena à casualidade de Belo Horizonte, cidade que costumava frequentar, o encantam.

Novos prédios trouxeram lanchonetes, pizzarias e padarias. É bom também ter por perto o parque da Água Branca e o shopping Bourbon.

CHICO CÉSAR, 51
MÚSICO

Karime Xavier/Folhapress
O cantor Chico César
O cantor Chico César

Da janela de seu quarto, Chico César vê a cidade que o seduziu aos 21 anos, quando ainda era um jornalista recém-formado.

A proximidade de tudo (Consolação, Augusta, Vila Madalena) lhe permite levar uma vida quase interiorana.

Não tem carro. Às aulas de pilates, vai a pé ou pedalando. Adora as áreas verdes do bairro. Ele senta na grama das praças com um violão ou um livro e vê as nuvens passarem. "É melhor do que assistir à televisão."

Foi no sobe e desce das ruas Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde e Consolação que ele diz ter se reinventado, se tornado um adulto.

"São Paulo é a síntese do mundo. Todo mundo cabe aqui, e o Sumaré é o meu lugar dentro desse mundo."

LAURA CARDOSO, 87
ATRIZ

Bruno Poletti/Folhapress
A atriz Laura Cardoso
A atriz Laura Cardoso

Laura Cardoso mora em Perdizes desde 1972. São 43 anos no mesmo apartamento de 160 metros quadrados que, hoje, divide com a filha caçula, Fernanda.

Nesse mesmo lugar, a atriz criou duas filhas e viu três netos crescerem.

O vínculo com a região data do começo da carreira, quando trabalhou na TV Tupi, que ficava no Sumaré. Foi lá que Laura fez sua primeira novela: "Tribunal do Coração", de 1952.

Naquela época, só havia casas e vilas no bairro. Desde então, a chegada de prédios mudou o perfil de Perdizes. A atriz afirma ter um refúgio preferido na região: o parque da Água Branca.

EDGARD SCANDURRA, 53
MÚSICO

Carlos Cecconello/Folhapress
O músico Edgard Scandurra
O músico Edgard Scandurra

Parte dos moradores acha que está em um bairro residencial, mas os boêmios só enxergam a região mais festeira da cidade. "Morar na Vila Madalena é viver em um caos prazeroso."

Tudo fica perto, e o transporte público é bom. Scandurra também tem aproveitado bastante as ciclovias.

"Aqui tem esse astral dos moradores, você percebe que são pessoas legais."

Para ele, a agitação às vezes atrapalha, já que algumas casas noturnas não têm isolamento acústico e o Carnaval agora dura o mês inteiro.

Como é músico, Scandurra está habituado à vida no barulho. "Estou meio surdo já, mas o protetor auricular é o melhor amigo do morador da Vila Madalena."

MILTON HATOUM, 63
ESCRITOR

Zanone Fraissat/Folhapress
O escritor Milton Hatoum
O escritor Milton Hatoum

O bairro de Pinheiros, onde mora, e da Vila Madalena mudaram muito nas últimas décadas. Eram redutos de classe média baixa, mas, nos anos 1980, a verticalização trouxe uma nova fisionomia socioeconômica e cultural.

O ar de cidade pequena, porém, ainda existe. Há muitas casas simples em vilas por ali. "Adoro a tranquilidade e a simplicidade da região, poder andar a pé e de transporte público."

Ele diz que o bairro tem muitos encantos, como o Mercado Municipal de Pinheiros e o largo da Batata.

"A mistura de classes sociais daqui é boa para a cidade, pelo menos para a cidade da qual eu gosto."

Bairros da Série